B L O G

Notícias, dados e curiosidades sobre inovações no contexto de mobilidade urbana.

Motoristas de aplicativo já podem se formalizar como MEI

Desde agosto do ano passado mais uma atividade foi incluída na categoria de Microempreendedor Individual: o motorista de aplicativo. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União e regulamentou o decreto 9.792, de maio do ano passado, permitindo a formalização desse segmento.

Direitos e obrigações do MEI

Além de contar o tempo para a aposentadoria, ao cadastrar-se como MEI, o trabalhador também tem acesso a direitos previdenciários como seguro desemprego e auxilio doença.

Pode também emitir nota fiscal dos serviços prestados já que passa a ter um CNPJ, cadastro de pessoa jurídica. Mas também tem obrigações, como pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional no valor de R$ 54,90 por mês.

MEI: números e regras

Para se tornar um MEI o trabalhador não pode ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O faturamento com a atividade também não pode ser maior do que R$ 81.000 por ano.

Atualmente, segundo o Ministério da Economia, existem 8,7 milhões de empreendedores cadastrados no MEI no país e, com a inclusão do motorista de aplicativo, 463 profissões incluídas na categoria de microempreendedor individual.

Veja aqui como se tornar um MEI.

Já conhece o APP MOBES?
Clica aqui para conhecer o aplicativo


Para dúvidas ou sugestões, fale com a gente no chat ou entre em contato direto pelo whatsapp!


© Copyright 2018 mobes- Desenvolvido por Enigma Soluções Web