B L O G

Notícias, dados e curiosidades sobre inovações no contexto de mobilidade urbana.

Como Helsinque alcançou o futuro da mobilidade urbana antes de qualquer outra cidade

A capital da Finlândia é uma referência em mobilidade urbana

Em Helsinque, capital da Finlândia, em vez de utilizar um aplicativo para chamar carros particulares e táxis e outro para usar o transporte público, os usuários do Whim podem acessar todos os meios de transporte em um só lugar, com uma taxa única. E podem escolher a maneira mais eficiente de se locomover pela cidade, podendo inclusive compartilhar um automóvel com outros cidadãos. 

Por trás dele, um modelo novo que promete revolucionar os transportes: a mobilidade como serviço, ou MaaS (do inglês, mobility as a service). 

A médio prazo, o objetivo do Whim é tornar obsoletos os carros próprios. Atualmente, os gastos com um carro correspondem a 85% do orçamento de mobilidade de cada pessoa, em média. No entanto, o veículo só é usado 4% do tempo, segundo Sampo Hietanen, fundador e CEO da empresa. Isso sugere um potencial para uma alocação mais eficiente de capital.

O sistema MaaS está se expandindo globalmente. Exemplo disso são as gigantes de mobilidade Uber e a DiDi Chuxing oferecendo compartilhamento de bicicletas e pagamentos de transporte público. As montadoras também estão interessadas em participar dessa tendência, com as maiores montadoras do mundo testando serviços de assinatura. Os investimentos privados no campo ultrapassaram US$ 70 bilhões desde o início de 2014, segundo dados compilados pela Bloomberg New Energy Finance.

Já conhece o APP MOBES?
Clica aqui para conhecer o aplicativo


Para dúvidas ou sugestões, fale com a gente no chat ou entre em contato direto pelo whatsapp!


© Copyright 2018 mobes- Desenvolvido por Enigma Soluções Web