B L O G

Notícias, dados e curiosidades sobre inovações no contexto de mobilidade urbana.

Vantagens da economia colaborativa no cotidiano

A economia colaborativa (compartilhada ou em rede, como também é conhecida) é um movimento de concretização de uma nova percepção de mundo. Ela representa o entendimento de que, diante de problemas sociais e ambientais que se agravam cada vez mais, a divisão deve necessariamente substituir o acúmulo. Trata-se, assim, de uma força que impacta a forma como vivemos e, principalmente, fazemos negócio.

Como exemplo de empresas que facilitam o compartilhamento e a troca de serviços e objetos, podemos citar Uber e Airbnb, que fazem muito sucesso. É uma prova de como a adesão a essa tendência global está longe de atingir um ápice, sendo muito versátil.

De acordo com Tomás de Lara, cofundador da Engage e do Catarse, o fenômeno da economia colaborativa é ancestral: “Povos indígenas e comunidades já tinham isso de compartilhar, de acessar as coisas dos outros, de trocar”, explica.

A novidade é a forma massiva como o fenômeno passou a ocorrer em 2008 e 2009, graças aos avanços tecnológicos. “A partir de então, todo mundo, de forma muito rápida e quase que barata, pôde fazer transações e se geolocalizar, se encontrar e saber da melhor forma de usar um recurso”, afirma.

5 vantagens da economia colaborativa:


Promove a sustentabilidade: a economia colaborativa garante que produtos sejam reciclados e reutilizados até os seus ciclos de vida completos, o que reduz desperdícios e danos ao meio ambiente.

Acesso a novas oportunidades de trabalho e geração de renda: ao alugar seu apartamento para hospedar turistas, utilizar seu próprio veículo para transportar passageiros, encontrar uma forma de gerar renda utilizando a internet como instrumento de trabalho e tantos outros exemplos, além de fortalecer a economia, também ajuda na redução das despesas das pessoas, aumentando a qualidade de vida;

A economia colaborativa cria um sentimento de comunidade: as trocas de produtos e serviços, mesmo que feitas utilizando a internet, ajudam a construir o senso de confiança em uma comunidade, ajudando os integrantes a se verem como iguais.

Estilo de vida mais simples, mas sem perder o conforto: um exemplo claro de como a economia colaborativa vem mudando a sociedade atual são os atuais apartamentos compactos. Eles vêm acabando, definitivamente, com aquela ideia de tempos atrás, em que quanto mais se tinha, maior era o símbolo de status e riqueza. Hoje, você pode viver muito bem e confortavelmente em espaços reduzidos, acumulando menos itens, menos preocupações sobre eles e mais experiências de vida;

Fácil acesso a capital: pequenos negócios podem conseguir acesso a capital para investimento por meio de financiamento coletivo. Isso sem falar nas campanhas de solidariedade para arrecadar dinheiro a pessoas necessitadas.

Você já utilizou aplicativos como uber, airbnb, couchsurfing, blablacar ou outros? Conta pra gente como foi a experiência, por que usando eles, você está fazendo a economia colaborativa girar!

Utilize esse cupom de desconto de R$179,00 para cadastrar no Airbnb.

#economiacolaborativa #economiacompartilhada #aplicativos #mobilidadeurbana #uber #airbnb #couchsurfing #blablacar #caronacolaborativa #caronasolidária

Já conhece o APP MOBES?
Clica aqui para conhecer o aplicativo


Para dúvidas ou sugestões, fale com a gente no chat ou entre em contato direto pelo whatsapp!


© Copyright 2018 mobes- Desenvolvido por Enigma Soluções Web